quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cólicas menstruais

Também conhecida como dismenorréia (nome feio esse), a cólica menstrual é uma dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico.


São poucas as felizardas que passam pelo período menstrual ilesas, isto é, sem dor nenhuma. Para a grande maioria, a fase é um suplício. Entre 70 e 90% das mulheres sofrem de dismenorréia a popular cólica. Para metade das que se queixam de dor, a sensação é tão forte que chega a ser incapacitante, impedindo que consigam trabalhar ou estudar direito, revela o ginecologista César Eduardo Fernandes, da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, na Grande São Paulo.

A dor pode ser branda, causando cólica, desconforto, sensação de peso no ventre ou nas costas. A dor pode ser moderada, causando, além do desconforto, sensação de mal-estar, diarréia e dor de cabeça. Também pode ser muito forte, incapacitando a mulher de realizar suas atividades, durando de dois a sete dias e sendo acompanhada de transtorno gastrointestinal inclusive com vômitos, dor referida nas costas, nas coxas e cefaléia.

Essa dor é causada pelo aumento de substâncias do útero chamadas prostaglandinas, que promovem as contrações uterinas que acompanham os ciclos menstruais normais.

Vocês que assim como eu sofrem com as cólicas todo mês, ai vão algumas dicas:
  • Tome medicamentos com orientação médica: antiespasmódicos, antiinflamatórios ou até mesmo anticoncepcionais.
  • Aposte na homeopatia: Alguns remédios como Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum e Chamomilla são indicados para as cólicas, mas a recomendação depende das características de cada paciente
  • Faça exercícios físicos: Atividades como alongamento, ioga, caminha ou andar de bicicleta ajudam. “Feitos de forma regular e moderada, liberam endorfinas e amenizam as dores.
  • Use a boa e velha bolsa de água quente: Coloque-a na região lombar e no abdômen, pois, o calor estimula a irrigação, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações do útero.
  • Abuse dos alimentos certos: Alimentos com cálcio (laticínios e vegetais escuros), magnésio (soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras poliinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) podem te ajudar. Eles são relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural.
  • Fuja dos alimentos errados: Esqueça os alimentos ricos em gorduras, pois favorecem uma maior produção de hormônios femininos. Evite ainda os embutidos e as bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerante).
  • Faça uma massagem no abdome
  • Evite situações estressantes

Lembrando, o melhor caminho para descobrir as causas e tratar a cólica menstrual é consultar um ginecologista.

0 Comentários:

Postar um comentário