terça-feira, 12 de abril de 2011

Inchaço pré-menstrual

Aposto que muitas de vocês já estão de saco cheio com aquele inchaço de quando está perto de menstruar.


Então vou dar algumas dicas para quem quer diminuir esse inchaço :D

Para começar, então melhor explicar o que é esse inchaço:
A retenção de líquidos, mais conhecida como "inchaço", é um dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Nessa época, o corpo passa por alterações hormonais que interferem na produção de algumas substâncias, entre elas a aldosterona, que tem a função de regular a quantidade de sal no organismo.
A sua ocorrência é mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual. Quando essa é a causa da retenção não há com o que se preocupar, pois o inchaço diminui assim que terminar a menstruação.

Mas por que será que você tem tantas reações e sua irmã ou sua amiga não têm nenhuma?
"A retenção hídrica depende de fatores hormonais e individuais que variam de pessoa para pessoa e que também podem mudar de um mês para outro", explica Mara Solange Diegoli, ginecologista e coordenadora do Grupo de Apoio à Mulher com TPM, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Mas outros fatores tbm causam a retenção de líquido, são eles: insuficiência renal e cardíaca, hipertensão, problemas hormonais e circulatórios, e deficiência no funcionamento da tireóide. Nestes casos é fundamental o acompanhamento de um médico.

Dicas de como evitar o inchaço:
  • Beba bastante água, para que seus rins funcionem melhor e seu corpo elimine esse excesso de líquido.
  • Coma bastante frutas e verduras diuréticas e ricas em água, tais como, a melancia, abacaxi, laranja, morango, tomate, chuchu, abóbora e muitos outros...
  • Evite café e chocolate.
  • Pratique exercícios físicos, de qualquer tipo, por pelo menos meia hora por dia.
  • Diminua a quantidade de sal da comida.
  • Evite também alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.
Se você já está com inchaço e quer uma ação rápida para diminuir o inchaço opte pela Drenágem Linfática (logo falarei sobre ela aqui no blog)




Post inspirado no site: dra. Shirley de Campos

1 Comentários:

Francielle disse...

Adorei as dicas.
Serviu muito, valeu.

Postar um comentário