domingo, 16 de maio de 2010

Antes de ir ao Ginecologista

É de grande importância frequentar o ginecologista regularmente, sendo que quando a data se aproxima existem dúvidas que costumam povoar a cabeça das mulheres, como: “devo ou não depilar?” “Posso manter relações sexuais no dia?”

Postei aqui algumas que devem ser feitas antes de ir ao ginecologista.


1º - A mulher não precisa estar depilada para ir ao ginecologista. Os pelos, além de proteger, indicam ao médico a quantidade de hormônios femininos e masculinos. Se quiser, pode depilar-se sem excesso, evitando irritações, como é permitido no dia a dia. Ou seja, nada de opções artísticas, com formatos de flores e corações, hein?

2º - Tire da cabeça a ideia de usar ducha vaginal. Ela prejudica o exame de Papanicolau.

3º - Tomar banho não atrapalha os exames. Use sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5) sempre.

4º - Se possível, urine antes da consulta. É que o instrumento que abre a vagina pode causar certo desconforto na bexiga, o que torna o exame mais incômodo. O papel higiênico ou o lenço úmido não pode ser esfregado, apenas deve tocar o local para absorver o líquido. “Caso contrário, os fragmentos do papel ficam colados e é preciso usar uma solução de soro para tirá-los, o que costuma deixar a mulher constrangida.”

5º - Por mais que esteja com vontade, não tenha relações sexuais no dia anterior e, muito menos, no dia de ir ao médico. O esperma e a camisinha alteram o pH, e o contato sexual promove descamação da pele. Portanto, guarde suas fantasias e desejos para depois.

6º - O ideal é agendar a consulta entre cinco a sete dias após a menstruação, quando as mamas estão mais macias. A menstruação pode atrapalhar a coleta de alguns exames.

7º - Informe tudo ao médico, sem constrangimentos. A lista de detalhes importantes a serem informados conta com o uso de pílula e de antibióticos, contato com doenças sexualmente transmissíveis, cirurgia ginecológica, parto, aborto, desconforto sexual, dificuldade para colocar ou retirar absorvente interno, entre outros.

8º - Se caso for sua primeira vez em um ginecologista, não tenha medo pois, na primeira consulta não é feito exame interno. Se for se sentir mais segura leve com você uma acompanhante em quem você confie, ela poderá te confortar.

Dica principal: Nunca deixe de ir ao ginecologista regularmente. É a sua saúde que está em jogo.

6 Comentários:

Unknown disse...

Muito bom o blog. Parabéns.
Adorei os assuntos dos posts. beijos.

Fernanda disse...

adorei Jayne,
as dicas são bem interessantes e esclaresse muitas duvidas, que muitas de nós temos!
amei

Ella disse...

é verdade.. muitas mulheres deixam de ir no ginecologista por medo ou até por insegurança. Mas não devemos deixar de ir, não podemos deixar de lado a nossa saude.
Parabéns pelo blog. Já estou seguindo

Danielle Manganelli disse...

Adoreei
Vai ajudar muiitas pessoas que tem medo ou se sentem inseguras de irem ao ginecologista
Parabéns

Unknown disse...

muitas garotas realmente ficam com medo da primeira ida no ginecologista ou de ter que fazer um exame "mais profundo". muito boa as dicas.

Anônimo disse...

Muiito bom,gostei das dicas.!bjuus

Postar um comentário